Cuidados com os Dentes

Como Prevenir a Cárie? 8 Dicas para Você!

Sabe como prevenir a cárie? Quando comemos, acaba que alguns restos de alimentos ficam depositados nos nossos dentes. Se não os higienizarmos da forma correta, a cárie tende a aparecer.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Sem falar que esse é um dos problemas que mais atinge a saúde da nossa boca. A cárie deixa buracos horríveis nos nossos dentes e ainda prejudica o nosso sorriso.

Para evitar que ela apareça, alguns cuidados se fazem necessários. E é sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Você vai conhecer algumas dicas de como prevenir a cárie.
Não deixe de conferir e boa leitura.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Como prevenir a cárie – dica 1: controle o açúcar

como prevenir a carie controle o açúcar

Refrigerantes, doces, guloseimas, chocolates e até mesmo aquele açúcar branquinho que você usa no café deve ser evitado. Todos esses itens causam danos nos nossos dentes. Além da cárie, os dentes ficam amarelados.

Se você quer comer um alimento doce, opte por uma fruta. Não é necessário cortar o doce totalmente da sua alimentação. Você pode escolher um ou dois dias na semana para comê-los, sempre prestando atenção nos excessos.

Lembre-se: quanto mais açúcar você ingerir, maior será o risco de ter uma cárie. Além disso, quanto mais pastoso o alimento é, maior a chance de ele também lhe causar o problema.

Como prevenir a cárie – dica 2: coma até quatro vezes por dia

como prevenir a cárie comer bem

Quando você fica o tempo todo ingerindo alimentos, maior a chance de você adquirir uma cárie. Assim, para preveni-la, faça apenas quatro alimentações por dia: café da manhã, almoço, lanche e jantar.

Tente não comer nada entre essas refeições e sempre que terminar de comer, escove os dentes.

Como prevenir a cárie – dica 3: tenha uma alimentação saudável

como prevenir a cárie alimentação saudável

Outra dica importante para prevenir as cáries, é manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Você deve consumir alimentos que possuem cálcio, como: iogurte, leite e vegetais. Alimentos crus e crocantes também são saudáveis e auxiliam a cuidar da saúde dos dentes, como cenoura e aipo.

Esses alimentos são ótimos para limpar os dentes, uma vez que suas fibras retiram toda a sujeira.

Como prevenir a cárie – dica 4: cumpra uma rotina de escovação

como prevenir a cárie escovar os dentes

É necessário que você escove os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia, quando acorda e quando vai dormir. Se for possível, também seria interessante escovar depois do almoço.

Uma higiene bucal de qualidade começa com esses hábitos.
Quando estiver fora de casa, você pode carregar com você uma escova na sua bolsa.

Assim, você não ficará sem escovar os dentes no decorrer do dia.

Como prevenir a cárie – dica 5: use fio dental

como prevenir a cárie usar fio dental

Por mais que escovemos os dentes, sempre fica vestígios da comida em cantos onde as cerdas da escova não conseguem alcançar. Você pode passar o fio dental uma vez por dia, pelo menos.

Além disso, tome cuidado com a caixa do fio dental, para que ela não fique aberta e entre em contato com umidade e bactérias.

O fio dental deve ser usado quando você comer alimentos que costumam ficar preso entre os dentes, como biscoitos, cereais, carnes, bolos e doces em geral.

Como prevenir a cárie – dica 6: refresque a boca

A saliva auxilia a dissolver os alimentos com o intuito de impedir a formação da placa bacteriana nos dentes. Para que sua boca não fique seca, sem saliva, você deve beber cerca de dois litros de água por dia.

Além disso, procure comer alimentos fibrosos, como as frutas. Mascar chicletes que não possuem adição de açúcar também é uma boa opção para produzir saliva e não causa cáries.

Como prevenir a cárie – dica 7: massageie as gengivas

como prevenir a cárie gengiva

Você pode fazer movimentos de cima para baixo ou circulares, com o objetivo de estimular a circulação do sangue. Assim, suas gengivas e seus dentes ficarão saudáveis, evitando que doenças sejam desenvolvidas.

Lembre-se que, se seus dentes estão saudáveis, não haverá proliferação de bactérias e você não terá maiores problemas.

Como prevenir a cárie – dica 8: contrate um plano odontológico

como prevenir a cárie plano odontologico

E já que estamos falando de dentes saudáveis, que tal contratar um plano odontológico para que seus dentes sejam sempre bem cuidados?

Um plano odontológico oferece muitas vantagens para você e sua família, como por exemplo:

  • Previne problemas bucais;
  • Economiza quando precisar fazer tratamentos odontológicos;
  • Garante um atendimento especializado em casos de emergência;
  • Pode trabalhar os problemas assim que eles surgirem, evitando que se agravem;
  • Excelente custo-benefício

Agora você já sabe como prevenir a cárie. Não deixe de seguir as nossas dicas. Até mais!

Mostrar mais

Edson Valle Iancoski

Com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo com foco na área de saúde Bucal, é o redator chefe do blog Minha Saúde Bucal. Possui atualmente centenas de conteúdos postados em diversos portais, como Exame, Veja, Infomoney, Agência o Globo e outros. No Blog Minha Saúde Bucal trabalha produzindo conteúdos focados em problemas bucais, como dor de dente, tratamento de canal, remédios para dor de dente, remédios para gengiva, tártaro, entre outros. Também produz conteúdos falando sobre estética, envolvendo implantes, clareamento, aparelho ortodôntico e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar