fbpx
clareamento dental

Clareamento dental: O que é, como funciona e quanto custa?

O que é o clareamento dental? Um sorriso é algo mágico, ele é algo que reflete a alegria que a pessoa está sentindo. Dentes brancos e brilhantes são o sonho da maioria das pessoas, contudo nem todos conseguem mantê-los assim devido uma série de hábitos prejudiciais ao longo do dia.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Durante muitos anos os dentistas se dedicaram em proporcionar isso para aqueles que tanto sonham. Só no final dos anos 80 é que eles conseguiram desenvolver a tecnologia necessária, o clareamento dental!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


O que é o clareamento dental?

clareamento dental

Ao longo da vida de uma pessoa, ela naturalmente tende a manchar os dentes, isso ocorre devido a alguns hábitos alimentares como tomar refrigerantes, café, chá mate, vinho tinto ou comidas como beterraba, chocolate e cenoura.

Alguns hábitos sociais como fumar prejudicam muito.

O clareamento dental é a técnica que consegue restaurar a cor original dos dentes.

Como funciona o clareamento dental?

Normalmente os dentistas usam substâncias chamadas peróxido de hidrogênio ou carbamida, estas duas são dois tipos de ácidos diferentes que, em contato com os dentes, liberam oxigênio. O oxigênio reage com a sujeira que está manchando o dente, eliminando-a, fazendo com que ele fique mais limpo.

Com o dente mais limpo ele consegue refletir melhor a luz, e por isso parece mais branco, contudo, deve-se levar em conta que a cor final pode variar de pessoa para pessoa.

De forma bem básica temos a dentina, que é a parte de dentro do dente e tem uma cor naturalmente amarelada, e o esmalte.

O gel de clareamento dental age na química dos minerais presentes no esmalte, quanto mais mineralizada for essa camada de esmalte, melhor será o resultado.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Clareamento dental caseiro e profissional – Diferenças

No mercado existem dois tipos de clareamento diferentes, o caseiro e o profissional.

Como você já deve ter imaginado, um é o feito pelos próprios dentistas nas clínicas e o segundo podemos fazer em casa mesmo, desde que tenhamos autorização do dentista.

Na clínica, antes de começar o dentista vai ver qual é o melhor produto e qual a quantidade da concentração dele que é indicada para o seu dente.

Inicialmente é aplicado o gel e usado um laser que intensifica a ação e ajuda na diminuição do tempo; depois que o gel clareador reage, o dentista faz uma escovação para uma limpeza final e remoção de todo o excesso de sujeira e gel restante.

O método caseiro é um pouco diferente e tem a comodidade de ser feito em casa, porém ele sempre deve ser indicado pelo profissional.

No consultório o paciente faz uma fôrma de silicone da arcádia dentária e aplica o gel clareador, depois de terminar o tempo indicado, o paciente deve escovar os dentes para retirar o gel e a sujeira.

Vale lembrar que o procedimento é contraindicado par gestantes, lactantes, pessoas que passaram por quimioterapia e radioterapia recentemente ou tenham alergia a alguma substância existente no produto.
Outra coisa é que todo tratamento, seja ele qual for, deve ser escolhido pelo seu dentista! Ele é que sabe qual é a solução mais indicada para você.

Quanto custa um clareamento dental?

O preço do clareamento dental é algo que pode variar muito de local para local, bem como quantas sessões serão necessárias, em média esse valor pode 400 até 2.500 reais.

O método caseiro, varia de 400, até 800 reais, onde tem um período tratamento de 15 dias.

Já o profissional pode custar de 400 até os 2.500 reais, essa variação toda se deve ao fato de qual produto e método ele usou.

Vale ressaltar que quem tem um plano dental, não pagará o valor integral. O plano dental é muito importante para quem quer ter uma saúde bucal em dia, e as vantagens não estão só no valor.

Quem tem um plano dental não só pode usufruir de um clareamento dental com um valor melhor, como também previne futuros problemas, tem acesso a tratamento em uma emergência e dispõe de uma rede credenciada de atendimento.

E aí, o que achou? Conte nos comentários suas opiniões!