fbpx
cirurgia periodontal

Tudo sobre Cirurgia Periodontal!

A doença periodontal é temida por muitos pacientes. E quando ela acontece, muitas vezes é preciso fazer a cirurgia periodontal. Tudo começa quando a placa bacteriana se acumula, para logo em seguida virar tártaro e acabar se tornando uma gengivite.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Quando a gengivite não é tratada, pode chegar ao estágio de periodontite. Essa, por sua vez, é um processo infeccioso que ocorre nos tecidos de suporte dos dentes, que são chamados de periodonto.

Nesse artigo você vai entender mais detalhes da doença periodontal, assim como também da cirurgia periodontal. Prossiga acompanhando o artigo para saber mais e boa leitura!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Cirurgia periodontal: Entenda mais sobre a doença.

cirurgia periodontal

A doença periodontal pode ocorrer de forma crônica ou de forma agressiva. A forma crônica é mais comum entre os pacientes, uma vez que resulta no acúmulo da placa bacteriana.

O processo começa pela gengivite. Porém, caso não seja tratado de forma adequada, pode acabar evoluindo para uma periodontite. Com isso, os tecidos que suportam o dente são destruídos, assim como o osso alveolar e o ligamento periodontal.

A forma agressiva é um tipo mais raro da doença que está diretamente relacionado com as bactérias que existem na boca do paciente. O que ocorre é que há uma predisposição genérica que faz com que a pessoa reaja a presença das bactérias de forma violenta. Por conta disso, os tecidos acabam sofrendo danos.

Vale ressaltar que tanto a forma crônica como a forma agressiva podem causar sangramento na gengiva, mobilidade dentária e até a perda do dente.

Como é feito o tratamento da doença periodontal?

Primeiro é importante informar que nem sempre será preciso fazer a cirurgia periodontal. O tratamento da doença consiste em três fases.

  • Terapia básica ;
  • Cirurgia periodontal ;
  • Terapia periodontal de suporte.

Dentre as etapas citadas anteriormente, há o processo de raspagem. Esse, por sua vez, consiste na remoção dos tártaros, descontaminação da superfície radicular para que as toxinas que prejudicam o periodonto sejam removidas.

Esse tipo de tratamento recebe o nome de supragengival. Quando o tártaro fica escondida por baixo da margem da gengiva, o mesmo é retirado com a raspagem subgengival.

A remoção mecânica dos cálculos pode ser realizada por meio de instrumentos manuais, como os raspadores e curetas. Também pode ser realizado por meio de instrumentos ultrassônicos.

A cirurgia periodontal ocorre quando o tártaro está muito profundo.

Quando o tártaro está muito profundo, é preciso que a cirurgia periodontal seja realizada. O intuito é expor as superfícies das raízes dos dentes para proporcionar uma melhor raspagem.

Depois que o procedimento é realizado, a gengiva é suturada para que seja cicatrizado, eliminando a doença. Vale ressaltar ainda que a doença periodontal não tem cura, apenas controle.

Por isso é importante cuidar logo no início do problema para que não seja necessário realizar uma cirurgia periodontal. E para evitar que a doença retorne, é fundamental que a terapia periodontal de suporte seja realizada de seis em seis meses.

Há casos que é preciso utilizar antibióticos para exterminar as bactérias que causam a doença periodontal.

Como prevenir a doença?

O primeiro passo para prevenir a doença é fazendo uma boa higienização da boca, escovando os dentes pelo menos três vezes por dia e passando fio dental. Também é importante que você visite o seu dentista regularmente.

E por conta disso, a melhor opção é ter um plano odontológico. Dessa forma, você economizará quando precisar fazer certos procedimentos, terá apoio sempre que necessitar e ainda contará com atendimento de urgência e emergência.

Muitas pessoas também perguntam o preço da cirurgia periodontal. Isso vai variar de plano para plano e de empresa para empresa. O melhor é conversar com o seu dentista para que você possa obter mais informações.

Espero que você tenha entendido o que é e quando a cirurgia periodontal se faz necessário. Cuide da saúde da sua boca e dos seus dentes para evitar passar por esse tipo de procedimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *