Cuidados com os DentesTodos os Posts

Cárie de mamadeira: como tratar e prevenir!

A cárie de mamadeira é um problema cada vez mais comum nos dias atuais. Isso devido à grande variedade de comidas e bebidas industrializadas disponíveis no mercado e acessíveis às nossas crianças.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Engana-se quem pensa que por serem pequeninos os bebês estão livres de problemas como a cárie. Assim como os adultos, as crianças precisam de cuidados especiais que devem começar ainda na gestação.

Portanto, leia com atenção este artigo e observe se não anda cometendo alguns dos erros mais comuns atualmente: estragar os dentes das crianças antes mesmo que elas possam crescer.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


O que é cárie de mamadeira?

cárie de mamadeira

A cárie em bebês é também conhecida como cárie de mamadeira. Ela pode se apresentar como um problema grave, que pode inclusive chegar a destruir os dentes do seu bebê.

A cárie de mamadeira acontece quando os açúcares contidos em alimentos e bebidas que você oferece ao seu bebê acabam virando ácido e corroendo os dentinhos do bebê.

Portanto, é muito importante que você tenha alguns cuidados e atenção com a saúde bucal do seu filho, afinal, é na infância que começam os cuidados essenciais com a saúde.

E acredite: tudo o que ele aprender de cedo ele levará como lição para a vida.

Quais as causas da cárie de mamadeira?

A cárie de mamadeira pode ter diferentes causas. Citaremos a seguir algumas das principais:

 Não fazer a higienização na boca da criança mesmo antes dos primeiros dentinhos aparecerem

Se você achava que não precisava higienizar a boquinha do seu bebê só porque ele ainda não tem dentes, está muito enganado.

Assim como os adultos, os bebês precisam de limpeza bucal após as refeições, mesmo que seja apenas leite ou suquinho. Geralmente essa limpeza é feita por meio de um paninho macio, mas há atualmente kits especiais para esse tipo de higiene.

Converse com o pediatra do seu filho e peça orientação a esse respeito.

Oferecer alimentos açucarados ou industrializados

Por incrível que pareça há pessoas que começam a oferecer muito cedo para as crianças alimentos com alto teor de açúcar ou mesmo industrializados.

Sabe aquele ato de mergulhar a chupeta no refrigerante, que parece inofensivo e que muita gente infelizmente costuma até dar risada? Pois ele é um dos grandes vilões da saúde bucal do seu filho e um grande causador da cárie de mamadeira.

Portanto, nada de oferecer à criança alimento não aprovado pelo pediatra. Seu filho merece os melhores cuidados com a saúde desde o nascimento.

Permitir que a criança durma logo após a mamada

Assim como você escova os dentes após as refeições, a boquinha do seu bebê deve ser higienizada logo após cada mamada, evitando o acúmulo de açúcares e a proliferação de bactérias.

Se o bebê dorme, você pode acabar deixando para depois esse cuidado e abrindo assim um precedente para a cárie de mamadeira.

Portanto, fique atento e assim que seu bebê terminar de mamar, faça de imediato a higienização da boca e dos dentinhos.

Vale ressaltar que mesmo que ele tenha só um dentinho na boca, esse dentinho é muito importante e merece toda a atenção e cuidados essenciais.

Como prevenir a cárie de mamadeira?

Não só é possível como você deve prevenir a cárie de mamadeira inclusive ainda durante a gestação. A bactéria S. Mutans, responsável pelo desenvolvimento da cárie, deve ser combatida antes mesmo do seu filho nascer, evitando a incidência de uma possível cárie futura na criança.

Também é importante não oferecer leite à criança durante a madrugada e sempre que alimentá-la, fazer corretamente a higiene bucal.

É não apenas importante como bastante necessário iniciar cedo a visita da criança ao dentista. A partir dos 6 meses de vida já é indicado levar seu filho ao consultório odontológico e dar início tanto aos cuidados essenciais de prevenção, como ao hábito de cuidar bem da higiene bucal.

Alguma dúvida sobre cárie de mamadeira?

Se você ainda possui alguma dúvida sobre como prevenir e tratar a cárie de mamadeira, não deixe de procurar orientação profissional. É sempre indicado falar com um especialista para agir da maneira correta e evitar possíveis problemas.

E não esqueça, amar é também cuidar da saúde do bebê, incluindo a saúde bucal. Faça isso e terá como prêmio o sorriso mais lindo do mundo: o do seu filho.

Gostou do texto? Quer saber mais sobre saúde bucal? Continue lendo os nossos artigos!

Mostrar mais

Alexandre Putrick

Alexandre Putrick é especialista em produção de conteúdos focados na área de saúde bucal e é autor no Blog Minha Saúde Bucal. Possui centenas de conteúdos publicados em diversos portais, atuando hoje com foco no Blog Minha Saúde Bucal. Atualmente, produz conteúdos focados em auxiliar os leitores em cima de problemas odontológicos, mau hálito, dor de dente, tratamento de canal, gengiva, implantes, próteses, tratamento de canal e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar