fbpx
bruxismo nos dentes

Bruxismo nos dentes: Sintomas, causas e tratamentos!

O que é bruxismo nos dentes? O Bruxismo nos dentes é definido por ser um ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes, podendo ocorrer durante o dia ou durante o sono. Pouco se sabe sobre ele, por isso, iremos trazer informações importantes para você.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Apresenta-se mais na infância, porém pode se apresentar também em adultos, por isso, é importante saber os sintomas e as possíveis causas para identificar se você possui o problema.

De toda forma, o ideal é que a qualquer sintoma que iremos mencionar aqui, é importante que busque ajuda médica para que este possa realizar um diagnóstico mais preciso e ver o melhor tratamento.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Quais os sintomas do Bruxismo nos dentes?

bruxismo nos dentes

Abaixo listaremos alguns sintomas do Bruxismo para que saibamos como identificá-lo:

  • Ranger de dentes de forma involuntária e/ou semivoluntária;
  • Desgaste dos dentes, danificando-os podendo deixá-los achatados, fraturados, amolecidos etc.;
  • Dores, tensão ou cansaço nos maxilares e pescoço;
  • Dores de cabeça;
  • Dificuldade em abrir a boca pela manhã;
  • Travamento da mastigação;
  • Dores ou zumbido no ouvido;
  • Estalos ou cliques quando movimenta a articulação da boca;
  • Cansaço excessivo devido às interrupções do sono.

Identificando um dos sintomas supracitados, é importante procurar um médico odontologista para avaliar o grau de desgaste dos dentes e indicar um tratamento mais adequado.

Quais as causas do Bruxismo?

As causas do bruxismo ainda não são bem determinadas, mas podem estar relacionadas as seguintes condições:

  • Problemas de ordem neurológica (Parkinson);
  • Uso de medicamentos como Fluoxetina, Paroxetina e Venlafina;
  • Problemas respiratórios;
  • Estresse, ansiedade ou tensão;
  • Drogas, álcool ou cigarro;
  • Desalinhamento dentário causando má oclusão;
  • Distúrbios do sono.

Assim, é importante procurar um odontologista para verificar a situação dos dentes, porém não é o único tratamento que será realizado, em conjunto, deverá ser analisada as outras possibilidades listadas acima para tratamento.

Como tratar o bruxismo?

Identificado o problema o dentista irá verificar qual a melhor forma de tratamento e se precisará ou não de um tratamento em conjunto para solucionar a questão.

O tratamento tem o objetivo principal de diminuir os danos ocasionados pelo problema, assim, ainda não é possível se falar em cura, mas em amenizar as consequências.

Existem algumas possibilidades para amenizar os danos causados pelo constante ranger de dentes, como o uso de placas dentárias que limitará os movimentos dos músculos envolvidos na mastigação.

Pode ser avaliada ainda a possibilidade de utilizar um aparelho ortodôntico, visto que a causa pode estar associada ao desalinhamento dos dentes, assim, poderá amenizar o problema.

Alguns tratamentos complementares podem ser sugeridos, exemplificamos aqui a aplicação de botox, ou seja, a toxina botulínica, esta será aplicada no músculo da face, aliviando a força realizada pelo paciente.

Se identificado que o problema está relacionado ao estresse, ansiedade ou tensão, serão prescritos medicamentos para tratar o problema, geralmente são ansiolíticos.

No mais, as outras formas de amenizar o problema é procurando viver uma vida tranquila e saudável, portanto, mantenha alimentação saudável, cuide da sua saúde bucal, procure realizar atividades que lhe deem prazer.

Conclusão

Sabendo da importância do tratamento, afinal, acreditamos que o incômodo da dor ocasionada, fora os desgastes ocasionados pelo problema não são nada agradáveis, mas podem ser atenuados com os tratamentos aqui sugeridos.

Desta forma, procure sempre uma orientação profissional, embora muitos procurem primeiro por tratamentos caseiros para em último caso procurar um médico, neste caso, é interessante procurar primeiro o médico.

Além disso, a placa dentária é moldada conforme a arcada dentária do paciente, assim, não é adquirida de qualquer forma, portanto, não procure tratamentos alternativos antes dos tratamentos profissionais.

Finalizamos reiterando que o Bruxismo nos dentes é um problema que pode ser atenuado por meio de medidas que podem evitar que os danos progridam para algo mais grave.