bruxismo infantil

Bruxismo infantil: O que é e como tratar?

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Você já ouviu falar em bruxismo? É um distúrbio presente na região da boca em que o individuo range os dentes ou aperta com muita força os dentes de cima contra os de baixo. Na infância, o bruxismo infantil assusta e preocupa quanto à saúde dos dentes das crianças.

Imagine a seguinte situação: você está curtindo um momento com o seu filho e, de repente, percebe que a criança faz um barulho como se estivesse comendo algo crocante como pipoca, por exemplo.

Ao verificar, percebe que na verdade o pequeno não está comendo nada, apenas esfregando um dente no outro. Pode ser o começo do bruxismo. Geralmente, o bruxismo infantil pode ser observado nas idades entre 4 e 5 anos, mas dependendo de algumas influências, pode ser bem antes.

Para que você entenda melhor, saiba identificar se o seu filho possui bruxismo, e como tratar, preparamos um artigo com mais informações com o intuito de esclarecer as diversas dúvidas de muitos pais.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Afinal, o que é bruxismo infantil e como tratá-lo?

bruxismo infantil

Quando se fala em bruxismo, o pouco que se sabe é relacionado ao ranger de dentes durante o sono profundo da noite, ou que tem a ver com estresse.

Mas, na verdade, o bruxismo vai muito além e pode trazer problemas sérios se não for tratado logo. Ele pode comprometer a estrutura dentária, ocasionar doenças nas gengivas e até mesmo provocar a perda dos dentes.

Nas crianças, é importante ter uma atenção especial, pois mesmo que elas ainda troquem os dentes de leite pelos dentes permanentes, à base dentária deve está firme.

Inclusive, o nascimento dos dentes pode ser um agravante ao bruxismo infantil, o incômodo que causa ao romper a gengiva leva a criança a aliviá-lo apertando forte a mandíbula. Quer saber mais sobre a causa e tratamento do bruxismo infantil? Confira:

Possíveis causas do bruxismo infantil

Como falamos anteriormente, o nascimento dos dentes pode influenciar no desenvolvimento do bruxismo pelo fato de causar dor, sensação de coceira, pois os dentes estão rasgando a gengiva.

Esse incômodo também altera o humor da criança, deixando-a sensível, irritada, ansiosa, ou seja, é bem estressante e o ato de apertar os dentes uns contra os outros pode ser uma forma de amenizar essas sensações.

Outras causas estão relacionadas à qualidade da noite de sono. Se a criança tem muito contato com aparelhos celulares, computador, televisão, isso pode prejudicar o relaxamento da criança ao dormir.

Como tratar o bruxismo infantil?

Mesmo que a criança faça os movimentos, involuntários ou conscientes, de ranger os dentes e apertá-los fortemente durante o dia, é a noite que o distúrbio se fortalece.

Por isso, é a noite que o tratamento começa. Começando por mudar alguns hábitos antes de colocar a criança para dormir. Tirar os aparelhos eletrônicos horas antes da hora de dormir é fundamental.

Nada de vídeos animados ou filmes na TV, troque a atividade por uma narração de história ou que a criança mesmo leia um livro. Prepare a criança para dormir com, um banho de água morna, comidas leves, e diminuindo as tarefas dinâmicas do dia.

Contudo, não deixe de consultar um médico caso o distúrbio prossiga, mesmo com os seus cuidados, e se o bruxismo evoluir a opinião medica vai orientar um tratamento mais eficaz.

Considerações finais

Em casos extremos, é recomendado realizar terapia cognitiva comportamental, além de utilizar uma placa estabilizadora chamada de miorrelaxante.

Entretanto, para que o bruxismo infantil não chegue a ser um caso tão profundo e danoso para o seu filho, perceba todos os sinais e cuide o quanto antes para que o seu filho tenha uma boa estrutura dentária e desenvolva bem os dentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *