Cuidados com os DentesTodos os Posts

Bruxismo: Causas e Tratamento!

Muitos problemas que afetam a saúde bucal não estão relacionados a fatores relacionados à boca. Entre esses casos, podemos mencionar uma disfunção conhecida como bruxismo.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Esse transtorno acomete pessoas que sofrem de estresse, ansiedade e outros problemas psicológicos. Pode ser causado também por fatores físicos e gerar uma série de complicações se não for tratado adequadamente.

Para falar de maneira mais aprofundada sobre esse distúrbio, apresentamos alguns esclarecimentos sobre suas causas e as maneiras de tratá-lo. Acompanhe!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


AS CAUSAS E SINTOMAS DO BRUXISMO

bruxismo em criança

Em linhas gerais, esse transtorno é caracterizado pelo aperto e ranger inconsciente de dentes, em especial durante a noite.

O fato de isso se dar geralmente em estágios profundos do sono faz com que muitos pacientes não percebam que têm o problema.

A percepção de que há algo errado costuma advir de relatos de terceiros ou de uma visita ao dentista.

Existem muitos fatores que podem contribuir para suscitar o problema, como os de ordem genética, psicológica ou física.

Nos casos em que a disfunção ocorre por motivos de ordem psicológica, tem-se frequentemente a ocorrência de ansiedade, estresse, ou tensão.

Quando o causador da desordem é um acometimento físico, um dos motivos geralmente apontados é o alinhamento irregular dos dentes. Isso pode ocorrer quando a mordida é desigual.

A apneia do sono, dores de dente ou ouvido e mesmo complicações de doenças como mal de Parkinson ou doença de Huntington também podem causar bruxismo.

Essa disfunção ocorre ainda como efeito colateral da ingestão de determinados medicamentos tipo tarja preta, como certos antidepressivos.

Outras substâncias que concorrem para isso são o álcool, a nicotina, drogas em geral e cafeína.

Entre os sintomas causados, podemos destacar o desgaste dos dentes, ocasionado pela forte fricção entre eles durante a noite. Na maioria dos casos, Esse desgaste ocasiona a hipersensibilidade dentária.

Esse ato inconsciente pode gerar ainda dores na face e na mandíbula, além de recuos da língua e dores de cabeça.

DIAGNOSTICANDO E TRATANDO O PROBLEMA

bruxismo

O diagnóstico

Conforme já foi mencionado, é difícil que o paciente saiba que tem o problema. Nesse caso, os sintomas indicados acima podem servir como um indicador.

Mas ainda que os sintomas sejam inequívocos, o mais recomendado é a visita a um dentista. De fato, somente então pode-se ter um diagnóstico preciso do problema.

É no consultório que se pode saber se as causas são relacionadas à oclusão ou alinhamento dos dentes na boca. Descartados esses motivos, pode-se partir para outras hipóteses para tratá-las de maneira adequada.

Tratando o problema: causas psicológicas

O tratamento dependerá do fato causador da disfunção. A depender da causa, o dentista pode indicar dispositivos a serem usados durante o sono ou, mesmo, recomendar mudanças de hábito.

No primeiro caso, utiliza-se muito as placas de bruxismo. Trata-se de um equipamento que pode ser feito de silicone ou acetato. Ele protege os dentes, evitando que o paciente possa vir a rangê-los.

Conquanto seja uma alternativa para evitar o desgaste dos dentes, logo se vê que ele não propicia a cura do problema.

Por outro lado, ao mudar hábitos o paciente pode diminuir significativamente o estresse e a tensão.

Nesse sentido, fazer atividades prazerosas ou buscar auxílio de um terapeuta podem ser as verdadeiras saídas para a resolução do problema.

Quando a causa está relacionada à mordida

Quando o bruxismo é causado por problemas na mordida, o dentista pode indicar um tratamento com aparelho ortodôntico.

Para casos em que há falta de dentes, o mais recomendado é a utilização de próteses ou coroas dentárias.

SABER A CAUSA PARA TRATAR COM MAIS EFICIÊNCIA

Logo se vê que não há como resolver esse transtorno de maneira eficaz sem a ajuda de um profissional que ofereça um diagnóstico preciso.

Isso porque o bruxismo pode ter diversas causas não relacionadas à saúde bucal. Além disso, a visita ao dentista é fundamental para que o paciente tome conhecimento do problema.

Você conhece alguém que sofre com essa disfunção? Tem dicas para viver uma vida mais leve e sem estresse? Compartilhe sua experiência!

Mostrar mais

Edson Valle Iancoski

Com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo com foco na área de saúde Bucal, é o redator chefe do blog Minha Saúde Bucal. Possui atualmente centenas de conteúdos postados em diversos portais, como Exame, Veja, Infomoney, Agência o Globo e outros. No Blog Minha Saúde Bucal trabalha produzindo conteúdos focados em problemas bucais, como dor de dente, tratamento de canal, remédios para dor de dente, remédios para gengiva, tártaro, entre outros. Também produz conteúdos falando sobre estética, envolvendo implantes, clareamento, aparelho ortodôntico e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar