fbpx
bolha na gengiva

Bolha na gengiva: o que é e qual o tratamento?

Você sabe o que é bolha na gengiva? Esse problema pode ser um sinal de infecção no dente ou na gengiva. E é comum vários pacientes reclamarem da presença dessa bolha que estoura e sai um líquido branco ou amarelado que parece pus.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Geralmente, essa bolha surge e depois desaparece. Fora isso, há alguns sintomas que o paciente pode apresentar quando surge uma bolha na gengiva. E é sobre isso que falaremos nesse artigo. Você vai entender o que é e como tratar esse problema.

Continue acompanhando o artigo até o final para saber mais. Boa leitura!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


O que é bolha na gengiva?

bolha na gengiva

Como dito anteriormente, bolha na gengiva pode ser um sinal de infecção na gengiva ou até mesmo em um dos dentes. A bolha é formada por pus que resulta por causa de uma infecção.

A causa inicial dessa infecção pode ser uma cárie na polpa do dente que acomete o nervo ou uma inflamação na gengiva. Essa última acontece por causa de restos de alimentos que ficam na gengiva.

Cáries muito grandes podem chegar até a polpa do dente onde estão os nervos e os vasos sanguíneos. Isso fica na parte mais interna. Como a polpa do dente está comprometida por causa da infecção, o pus acaba por se formar. Por conta disso, a bolha na gengiva, que também pode ser chamada de fístula, se forma.

Quando isso ocorre, a cárie não costuma causar muita dor. Isso ocorre porque o pus é drenado pela bolha e alivia a pressão no interior do dente. Se esse pus se tornar “organizado” e com uma cápsula ao redor, passa a ser um abscesso.

Além disso, a bolha na gengiva também pode ser o sinal de um abscesso periodontal. Esse, por sua vez, ocorre por causa da entrada de um corpo estranho na gengiva que evolui com a infecção ao redor do dente.

Caso a infecção não seja devidamente tratada, a bolha pode desaparecer e voltar a aparecer sem causar outros sintomas. Porém, pode causar também dor, febre intensa e inchaço no rosto. Nesse caso, uma drenagem se faz necessário.

Causas da infecção que ocasionam a bolha na gengiva

São inúmeras as razões que podem causar a bolha na gengiva. As mais comuns são a aglutinação de tártaro e, consequentemente, um problema periodontal. Também pode ser causado por conta de uma deterioração do canal dentário, que é ocasionado por uma cárie profunda.

Independentemente do motivo, caso a infecção não seja tratada, a bolha na gengiva retorna e desaparece. Os intervalos não têm como ser mensurados.

Tratamento da bolha na gengiva

Quando a bolha na gengiva aparece, cada pessoa pode acabar reagindo de uma forma diferente. Elas podem só sentir a presença da bolha e sentir somente um incômodo. Porém, outras pessoas podem acabar sentindo uma grande dor, ficar com as faces inchadas e apresentar febre.

Mesmo que a pessoa não sinta nada, é importante que menospreze o problema. Um cirurgião dentista deve ser procurado imediatamente para que o problema seja solucionado.

Caso o paciente apresente os segundos sintomas mencionados, a urgência deve ser ainda maior. Nesse caso, a pessoa receberá atendimento para fazer uma drenagem do abscesso. Essa drenagem trata-se de uma incisão no local onde está a bolha na gengiva, para que o pus seja liberado.

Caso o problema esteja relacionado com o canal do dente, é preciso fazer um tratamento sobre a poupa do mesmo. Quando todo o processo estiver terminado, a bolha com pus vai desaparecer, assim como também as bactérias.

Espero que você tenha entendido o que é bolha na gengiva e como realizar o tratamento. Caso você apresente algum desses sintomas, não menospreze e trate imediatamente.