Mau HálitoTodos os Posts

Boca amarga: o que pode ser e como resolver?

A sensação de boca amarga é muito corriqueira e pode ser causada por inúmeros fatores. Algumas dessas causas não trazem nenhum mal e podem ser resolvidas com medidas simples.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Entretanto, alguns casos nos quais se manifesta o gosto amargo na boca é preciso ter cuidado, haja vista que este pode ser um sinal de doenças sérias. Essas enfermidades podem estar afetando outras áreas do corpo.

Para falar em mais detalhes sobre esse assunto, apresentamos um conteúdo inteiramente dedicado ao assunto. Nele, explicamos o que pode causar essa sensação e o que fazer para solucionar o problema. Confira!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Causas de sensação de boca amarga

sensação de boca amarga

Má higiene bucal

Essa sensação pode ser causada por uma higiene bucal inadequada. A presença maior de bactérias na língua e gengivas provoca esse sintoma. Esse fator também gera a halitose.

Uso de medicamentos

Alguns medicamentos podem provocar o amargor na boca, tais como os antidepressivos e os antibióticos.

Isso porque esses remédios ficam presentes na saliva após ingeridos pelo organismo.

Suplementos

Suplementos vitamínicos que contém uma maior quantidade de elementos químicos metálicos podem ocasionar o gosto amargo. Entre essas substâncias, podemos mencionar o cobre, o ferro e o zinco.

Refluxo gastroesofágico

Uma causa de amargor bucal não relacionada à condição da boca é o refluxo. Tal ocorre porque a acidez do estômago que se eleva até o esôfago pode chegar à boca, causando a sensação.

Funcionamento inadequado dos rins

Rins que não funcionam como deveriam pode gerar acúmulo de creatina e ureia, o que pode causar o gosto amargo na boca.

Doenças que afetam o fígado

Enfermidades como a cirrose ou a hepatite atrapalham o funcionamento do fígado. Tal condição propicia níveis elevados de amônia. Essa substância pode afetar o gosto na boca.

Doenças do trato respiratório e infecções

Condições como a rinite, a sinusite a amigdalite e os resfriados podem causar a sensação de gosto amargo.

Isso porque nessas situações há a produção de bactérias que afetam o paladar do doente.

O que fazer para resolver esse problema?

A partir do que foi dito acima, podemos dizer que a solução adequada desse problema depende da causa subjacente a ele.

Por esse mesmo motivo, o mais recomendado é que se procure um médico para que se possa ter um diagnóstico preciso. Dessa forma, é possível atacar os problemas em suas raízes e resolvê-lo definitivamente.

No entanto, algumas medidas podem ser tomadas para que se possa tentar acabar com a sensação de boca amarga.

De início, pode-se tentar melhorar a higienização bucal, haja vista que o problema pode estar relacionado com esse fator.

Para isso, deve-se escovar os dentes diariamente pelo menos três vezes ao dia, além de adotar o uso do fio dental. Não se deve esquecer se escovar bem a língua para evitar a saburra.

No caso dos medicamentos, o normal é que o amargor desapareça ainda durante os primeiros minutos após a ingestão.

Quanto ao uso de suplementação, é recomendado que se saiba como se deve tomá-los. Em alguns casos, pode ser necessária a diminuição da dosagem na hora do consumo.

Quando o amargor é provocado pelo refluxo gastroesofágico o ideal é que se evite o consumo de alimentos que tenham digestão difícil, como os excessivamente gordurosos.

Quando o sintoma é causado por doenças e infecções que atingem o trato respiratório, recomenda-se uma boa hidratação. Além disso, deve-se atentar para a medicação e para as condutas necessárias ao tratamento.

Atacar a causa do problema para solucioná-lo

À vista do que foi dito acima, podemos concluir que é de suma importância que se tenha em mente o fator que ocasiona o amargor para resolvê-lo de vez.

Vimos também que a boca amarga é uma condição que pode aparecer devido a variadas circunstâncias. Por isso, ter um diagnóstico médico é sempre o mais indicado.

E você, já sentiu um gosto amargo na boca? O que fez para tentar resolver essa situação? Conte-nos!

Mostrar mais

Alexandre Putrick

Alexandre Putrick é especialista em produção de conteúdos focados na área de saúde bucal e é autor no Blog Minha Saúde Bucal. Possui centenas de conteúdos publicados em diversos portais, atuando hoje com foco no Blog Minha Saúde Bucal. Atualmente, produz conteúdos focados em auxiliar os leitores em cima de problemas odontológicos, mau hálito, dor de dente, tratamento de canal, gengiva, implantes, próteses, tratamento de canal e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Thank you for sharing excellent informations. Your web site is very cool. I’m impressed by the details that you’ve on this site. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this web page, will come back for more articles. You, my friend, ROCK! I found simply the information I already searched everywhere and simply couldn’t come across. What a great site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar