fbpx
aparelho para bruxismo

Aparelho para bruxismo: quais os melhores?

Aparelho para bruxismo: Como funciona? O bruxismo, ato involuntário ou não de ranger os dentes, bem como apertá-los uns contra os outros, não é tão levado à sério como deveria ser. Trata-se de um distúrbio neuromuscular que não tem cura, mas pode ser amenizado com o uso de aparelho para bruxismo.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Algumas pessoas desenvolvem o bruxismo ao canalizar algum outro problema que as incomodam, por vez, alguma situação de estresse.

No entanto, quanto mais você apertar os dentes ou friccioná-los, mais vai comprometer a saúde dos seus dentes e boca. Pois a estrutura dos dentes fica frágil e eles podem cair.

O bruxismo não tem cura, mas para quem possui esse problema, são indicados alguns tratamentos que diminuem os impactos. Dessa forma, preparamos nesse artigo, algumas dicas e quais os melhores aparelhos recomendados. Confira!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Aparelho para bruxismo

aparelho para bruxismo

Geralmente o bruxismo ocorre à noite, quando estamos dormindo. Por isso, algumas atitudes antes de dormir podem amenizar o distúrbio. Desacelerar o ritmo das nossas tarefas, evitar as telas dos parelhos eletrônicos, tomar um banho relaxante, etc.

Terapia cognitiva comportamental também ajuda, pois envolve a parte neurológica. Porém, o uso de aparelho para bruxismo é o mais indicado.

O aparelho para bruxismo é uma placa que envolve os dentes e impede que haja atrito entre eles. Com isso, não há danos na estrutura dos dentes nem na sua forma estética. A placa, inclusive, pode diminuir a incidência do bruxismo.

Existem placas de diversos materiais, eles vão variar conforme a necessidade. Quer saber mais sobre os tipos de parelhos e quais são os melhores? Vamos a eles:

Aparelho de poliéster

Originalmente usado no clareamento dentário, esse aparelho foi adaptado para o tratamento de bruxismo. O material em poliéster é macio e proporciona conforto ao paciente.

Além disso, ele é mais econômico e impede que os dentes sejam pressionados contra os outros, bem como protege do ranger.

Entretanto, ele não tem garantia de eficácia, pois sua principal função é ajudar no processo de clareamento dos dentes.

Aparelho de plástico

De plástico ou silicone, esse aparelho tem o material semirrígido, isso quer dizer que ele pode ser mais resistente que o de poliéster.

Ele está entre o meio termo quando se trata de qualidade, pois funciona quando ocorrem as crises de ranger, mas ainda é frágil na durabilidade.

Esse aparelho também possui suas desvantagens como, a propensão ao acúmulo de bactérias pela sua dificuldade de limpeza devido à porosidade do material.

Dessa maneira, ele tende a nutrir problemas futuros que comprometem uma boca saudável como, o mau halito, aparecimento de fungos, cáries, etc.

Aparelho de acrílico

Esse aparelho é o mais indicado por profissionais dentistas. Justamente pelo seu material mais forte, a placa de acrílico faz com que o movimento neuromuscular diminua com o passar do tratamento.

Dessa maneira, esse é o aparelho mais eficaz, porém de valor mais elevado que os demais.

Entretanto, por ser integralmente rígido, os pacientes não se acostumam com o material, buscam outros aparelhos mais macios, porém de pouca eficiência e o tratamento é comprometido.

Existem casos até de abandono do aparelho, mas ele é a melhor opção no tratamento de bruxismo, inclusive, fortalece a estrutura dentária.

É preciso manter o método para que os dentes permaneçam inteiros, fortes e saudáveis, evitando problemas mais graves no futuro como, fissuras no dente que proporcionam entradas para organismos que danificam até a raiz do dente. 

Contudo, ao verificar cada tipo de material de placa, percebemos que o melhor aparelho para bruxismo é aquele que garante melhorias reais no tratamento do distúrbio, mesmo que seja mais caro ou desconfortável, pois ele é especifico para os casos, além de ser comprovada a sua eficácia.