Você já ouviu falar do aparelho autoligado? Não?! Então siga a leitura e descubra mais sobre o assunto.
- Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!
Todos nós já sabemos que o aparelho ortodôntico é um dispositivo que tem como principal função corrigir o alinhamento dos dentes. O fato é que esses aparelhos vêm evoluindo com o passar dos anos e, hoje, contamos com diversos modelos.
É claro que cada modelo é adequado a um caso específico. Não se trata apenas de estética.
Hoje falaremos sobre um modelo em específico, o aparelho autoligado.
O que é um aparelho autoligado?

O aparelho autoligado é um aparelho ortodôntico fixo. Ele é composto por bráquetes que possuem uma presilha metálica flexível.
A estrutura do aparelho autoligado dispensa o uso daquelas borrachinhas elásticas coloridas, que, na verdade, se chamam ligaduras elásticas.
O aparelho autoligado é dividido em dois tipos:
- Autoligado passivo;
- Autoligado interativo.
Autoligado passivo
Nesse tipo, o sistema de fechamento dos bráquetes não interfere no arco. No passivo, o fio fica solto dentro do slot, o que proporciona um deslize melhor. No entanto, o controle em relação as rotações e inclinações dentárias é pior.
Autoligado interativo
O sistema de fechamento no tipo interativo interfere no arco. Com isso, aumenta o atrito e se tem o melhor controle no torque dos arcos retangulares.
Quais são as vantagens do uso do aparelho autoligado?
O aparelho autoligado apresenta diversas vantagens, tais como:
- Mais confortável;
- Mais higiênico;
- Tende a ser mais rápido que o tratamento feito com um aparelho convencional;
- Aparência discreta;
Mais confortável
Como há um menor atrito entre as estruturas do aparelho, os danos aos ossos, gengivas e ligamentos periodontais são menores. Por isso, as dores são menores em relação a um aparelho convencional.
Mais higiênico
A ausência das borrachinhas elásticas faz com que o aparelho autoligado seja muito mais higiênico com relação ao aparelho convencional.
Tratamento mais rápido
O tratamento com um aparelho odontológico autoligado tende a ser mais rápido em relação a um aparelho convencional. E isso se deve ao fato de ser mais moderno. Afinal, o aparelho autoligado foi projetado tendo como parâmetro os prós e contras de um aparelho convencional.
Aparência discreta
Além da ausência das borrachinhas, que em si já deixa o aparelho mais discreto não é a única coisa que torna o aparelho mais autoligado mais discreto. O fio do aparelho autoligado passa por dentro das canaletas.
Aliás, o fio ainda pode ser translúcido. Assim, seu aparelho será mais discreto ainda.
Quais são as desvantagens do uso do aparelho autoligado?
É claro que é possível encontrar desvantagens no uso do aparelho autoligado, entre elas:
- Necessita de um profissional especializado;
- São usados delimitadores de espaço;
Necessita de um profissional especializado
Não é em qualquer esquina que você vai encontrar um dentista de trabalhe com esse tipo de aparelho. Os profissionais que trabalham com o aparelho autoligado precisam se especializar para melhor atender.
Por isso, é preciso tomar muito cuidado ao escolher o dentista que realizará esse trabalho em seus dentes. Se o profissional não souber, com propriedade, o que está fazendo, ao invés de ter uma melhora no alinhamento de seus dentes, há a piora.
São usados delimitadores de espaço
Os delimitadores de espaço são os que determinam e dão a direção aos seus dentes. Com isso, provoca dor ou desconforto.
Preciso usar aparelho e interessei-me pelo autoligado, o que fazer agora?
O primeiro passo que você deve tomar é consultar um especialista. Só ele lhe dirá se o aparelho autoligado é indicado para o seu caso.
Recomendamos, também, que você tenha um plano odontológico. Afinal, colocar o aparelho através de atendimento particular saí mais caro para o seu bolso.
Além disso, com o plano odontológico você terá acesso a especialistas no assunto e não precisará ficar receosa sobre o tratamento. Inclusive, em caso de emergências dentais, você terá a quem recorrer.
Seus gastos com os exames necessários para o inicio do tratamento também podem sair mais em conta com um plano odontológico. Com ele, também é possível estimular o cuidado de sua família com a saúde bucal.
Viu como ter um plano odontológico é repleto de vantagens?! Garanta logo o seu!