aparelho autoligado

Aparelho autoligado: Vantagens e desvantagens!

Você já ouviu falar do aparelho autoligado? Não?! Então siga a leitura e descubra mais sobre o assunto.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Todos nós já sabemos que o aparelho ortodôntico é um dispositivo que tem como principal função corrigir o alinhamento dos dentes. O fato é que esses aparelhos vêm evoluindo com o passar dos anos e, hoje, contamos com diversos modelos.

É claro que cada modelo é adequado a um caso específico. Não se trata apenas de estética.

Hoje falaremos sobre um modelo em específico, o aparelho autoligado.

    Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


    O que é um aparelho autoligado?

    aparelho autoligado

    O aparelho autoligado é um aparelho ortodôntico fixo. Ele é composto por bráquetes que possuem uma presilha metálica flexível.

    A estrutura do aparelho autoligado dispensa o uso daquelas borrachinhas elásticas coloridas, que, na verdade, se chamam ligaduras elásticas.

    O aparelho autoligado é dividido em dois tipos:

    • Autoligado passivo;
    • Autoligado interativo.

    Autoligado passivo

    Nesse tipo, o sistema de fechamento dos bráquetes não interfere no arco. No passivo, o fio fica solto dentro do slot, o que proporciona um deslize melhor. No entanto, o controle em relação as rotações e inclinações dentárias é pior.

    Autoligado interativo

    O sistema de fechamento no tipo interativo interfere no arco. Com isso, aumenta o atrito e se tem o melhor controle no torque dos arcos retangulares.

    Quais são as vantagens do uso do aparelho autoligado?

    O aparelho autoligado apresenta diversas vantagens, tais como:

    • Mais confortável;
    • Mais higiênico;
    • Tende a ser mais rápido que o tratamento feito com um aparelho convencional;
    • Aparência discreta;

    Mais confortável

    Como há um menor atrito entre as estruturas do aparelho, os danos aos ossos, gengivas e ligamentos periodontais são menores. Por isso, as dores são menores em relação a um aparelho convencional.

    Mais higiênico

    A ausência das borrachinhas elásticas faz com que o aparelho autoligado seja muito mais higiênico com relação ao aparelho convencional.

    Tratamento mais rápido

    O tratamento com um aparelho odontológico autoligado tende a ser mais rápido em relação a um aparelho convencional. E isso se deve ao fato de ser mais moderno. Afinal, o aparelho autoligado foi projetado tendo como parâmetro os prós e contras de um aparelho convencional.

    Aparência discreta

    Além da ausência das borrachinhas, que em si já deixa o aparelho mais discreto não é a única coisa que torna o aparelho mais autoligado mais discreto. O fio do aparelho autoligado passa por dentro das canaletas.

    Aliás, o fio ainda pode ser translúcido. Assim, seu aparelho será mais discreto ainda.

    Quais são as desvantagens do uso do aparelho autoligado?

    É claro que é possível encontrar desvantagens no uso do aparelho autoligado, entre elas:

    • Necessita de um profissional especializado;
    • São usados delimitadores de espaço;

    Necessita de um profissional especializado

    Não é em qualquer esquina que você vai encontrar um dentista de trabalhe com esse tipo de aparelho. Os profissionais que trabalham com o aparelho autoligado precisam se especializar para melhor atender.

    Por isso, é preciso tomar muito cuidado ao escolher o dentista que realizará esse trabalho em seus dentes. Se o profissional não souber, com propriedade, o que está fazendo, ao invés de ter uma melhora no alinhamento de seus dentes, há a piora.

    São usados delimitadores de espaço

    Os delimitadores de espaço são os que determinam e dão a direção aos seus dentes. Com isso, provoca dor ou desconforto.

    Preciso usar aparelho e interessei-me pelo autoligado, o que fazer agora?

    O primeiro passo que você deve tomar é consultar um especialista. Só ele lhe dirá se o aparelho autoligado é indicado para o seu caso.

    Recomendamos, também, que você tenha um plano odontológico. Afinal, colocar o aparelho através de atendimento particular saí mais caro para o seu bolso.

    Além disso, com o plano odontológico você terá acesso a especialistas no assunto e não precisará ficar receosa sobre o tratamento. Inclusive, em caso de emergências dentais, você terá a quem recorrer.

    Seus gastos com os exames necessários para o inicio do tratamento também podem sair mais em conta com um plano odontológico. Com ele, também é possível estimular o cuidado de sua família com a saúde bucal.

    Viu como ter um plano odontológico é repleto de vantagens?! Garanta logo o seu!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *