Cuidados com os DentesTodos os Posts

Ajuste oclusal: o que é?

Disfunções dentárias podem incomodar, causar dores, além de outros problemas, mas com o avanço dos procedimentos odontológicos, tem-se tornado cada vez mais comum tratamentos de ajuste oclusal para a correção dessas disfunções.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

O ajuste oclusal se trata de um procedimento terapêutico que visa modificações na superfície do dente, de restaurações ou de próteses.

O objetivo do ajuste oclusal é harmonizar os aspectos maxilomandibulares na oclusão, em outras palavras, busca corrigir as disfunções do sistema mastigatório, sanando contatos prematuros entre os dentes superiores e inferiores.

Através do ajuste oclusal é proporcionado uma harmonia nos contatos dentários gerando, assim, a estabilidade oclusal objetivada através do tratamento.

Quais os principais danos causados pela desarmonia oclusal?

ajuste oclusal

Há vários problemas bastante comuns causados pela desarmonia oclusal que podem ser tratados através do ajuste oclusal, e isso mostra o quanto o tratamento dessa patologia é necessária.

Dentre os principais problemas podemos elencar:

  • Mobilidade dentária;
  • Sensibilidade dentária;
  • Fraturas dentais e de restaurações;
  • Desordem da ATM;
  • Hiperfunção;

Além dos danos listados existem muitos outros, um dos que vale a pena elencar é o famoso bruxismo, conhecido como o hábito de ranger os dentes enquanto se dorme e que pode incomodar bastante e causar um desgaste cada vez maior aos dentes.

Por que fazer ajuste oclusal?

O ajuste oclusal é fundamental para solucionar ou até mesmo evitar os problemas que o desajuste pode causar, além do mais, pode-se fazê-lo para melhorar o contorno dos dentes e proporcionar uma melhor função mastigatória.

Contudo, vale destacar que o procedimento de ajuste oclusal não é um procedimento de cunho estético, pois é feito somente quando se constata sintomas clínicos: seja o aumento da mobilidade dental, a migração dos dentes, os desgastes dos dentes onde há o atrito, dor após o contato oclusal, disfunções da articulação, entre outros sintomas.

Após o ajuste oclusal temos vários efeitos positivos: como o fim de dores de cabeças geradas pelas maloclusões, melhor mastigação por conta da harmonização e equilíbrio do sistema mastigatório, melhor qualidade de sono, sem o ranger dos dentes, etc.

Como identificar a necessidade de um ajuste oclusal?

A maior parte das ocorrências do problema de desarmonização oclusal, pode ser identificada através de manifestações na própria articulação dentaria, apresentando alguma espécie de dor ou incomodo na região da articulação e nos músculos faciais.

No entanto, deve-se ter atenção para um pequeno detalhe: existem alguns casos especiais em que problemas oclusais tem manifestações que não se encontram na articulação dentária, mas decorrem, intimamente, desta, por exemplo: a presença de dores de ouvido e dores de cabeça ou enxaquecas.

Apesar disso, existem casos específicos que necessitam de ajuste oclusal como:

  • Discrepância oclusal em relação cêntrica;
  • Tensão muscular anormal;
  • Presença de disfunção neuromuscular;
  • Previamente a procedimentos restauradores extensos para estabelecer um padrão oclusal ótimo;
  • Estabilização dos resultados obtidos pelo tratamento ortodôntico e pela cirurgia buco-maxilo-facial;
  • Coadjuvante no tratamento periodontal, nos casos com mobilidade dental.

Desse modo, aconselha-se que a pessoa, percebendo algum tipo de dor, fadiga ou cansaço na raiz dos dentes deve relatar ao seu dentista para que ele possa ajudar a identificar o problema e, consequentemente, a origem dele.

Diante de tudo isso, percebemos que a saúde bucal é tão importante quanto a saúde física e emocional, até porque muitas patologias podem ter origem dela.

Por conta disso, cada vez mais se torna importante contar com um plano odontológico que cubra procedimentos necessários para uma boa saúde bucal, tendo cobertura, inclusive, para o tratamento de ajuste oclusal.

Pesquise as opções de planos odontológicos e opte por um que cubra custos de tratamento de ajuste oclusal, de forma que o custo-benefício sejam favoráveis aos seus interesses e que o incentive a manter a saúde bucal em dia.

Mostrar mais

Alexandre Putrick

Alexandre Putrick é especialista em produção de conteúdos focados na área de saúde bucal e é autor no Blog Minha Saúde Bucal. Possui centenas de conteúdos publicados em diversos portais, atuando hoje com foco no Blog Minha Saúde Bucal. Atualmente, produz conteúdos focados em auxiliar os leitores em cima de problemas odontológicos, mau hálito, dor de dente, tratamento de canal, gengiva, implantes, próteses, tratamento de canal e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

12 Comentários

  1. Nice post. I learn something new and challenging on websites
    I stumbleupon every day. It’s always useful to read through content from other writers and practice a little something
    from their web sites.

  2. sigarayi birakma veya puro tercihiniz ne olurdu?
    elektronik sigara hangisinin dumani daha keyif verici?
    en kaliteli elektronik sigara hangisi?. Hangi tip Iqos cesitleri elektronik sigara likiti tercih etmeliyim?.
    trabzonda Nereden siparis edebilirim? tavsiyelerinizi
    bizimle paylasir misiniz?
    esigara bildirimleriniz websitemizden hizlica kargo yapilir
    standart yakmali sigaralardan duman alti yapmadigi oldugu yonunde gorus belirtilen kent glo urunlerimiz
    amerikadan getirilmektedir https://ucuziqosheets.pro/product-brand/aspire/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar